quarta-feira, 4 de maio de 2011

como fazer luzes no cabelo

Todos os verões, a moda faz a cabeça das mulheres. Literalmente. Estou falando das famosas luzes, jeito de enfeitar o cabelo que sempre faz sucesso, especialmente no verão. Você, que sempre quis, mas nunca se arriscou, sabe como fazer luzes no seu cabelo?
Fazer luzes é basicamente descolorir algumas mechas do cabelo (em alguns casos é feita através da aplicação de tintura). A descoloração do cabelo vai depender de qual é a cor natural dos seus cabelos. Cabelos louros escuros podem ser descoloridos sem a aplicação de um descolorante.
Se seus cabelos são castanhos, ao descolorir você encontrará tons de louro avermelhado, pois os cabelos castanhos têm uma quantidade significativa de pigmentos vermelhos.
Já os cabelos escuros não devem optar por mechas de um tom louro-claro, pois fica um tanto artificial, uma vez que o contraste entre o castanho escuro e o louro claro fica muito drástico. E, ao descolorir cabelos escuros, um tom de vermelho alaranjado pode surgir.
Quanto às ruivas, descolorir o cabelo em apenas dois tons já é suficiente para que o vermelho de lugar para um louro avermelhado.
O melhor na hora de fazer luzes certamente é optar por um bom salão de beleza.
Um dos benefícios das luzes é que elas dão uma boa cobertura dos cabelos brancos, dando as mulheres um ar jovial. Entretanto, as luzes não devem ser feitas diretamente em cabelos que já estão grisalhos, pois isso envelhecerá a pessoa ao invés de rejuvenescer. O ideal é que você pinte o seu cabelo de tons leves tais como castanho claro ou louro escuro para depois fazer luzes.
Não recomendo que sejam feitas luzes em casa, mas se é o que quer, o primeiro passo é verificar o quão saudáveis estão os fios de seus cabelos. Se a resposta for “pouco saudável”, você deve fazer uma hidratação antes para que o seu cabelo não se danifique durante a descoloração. Também é ideal que você só se arrisque a fazer luzes em casa se seu cabelo for virgem, ou seja, não possuir nenhuma tintura.
Para fazer luzes em casa, você precisará de: água oxigenada, sendo os volumes: 20 para clarear um tom, 30 para clarear dois tons e 40 para clarear três tons; pó descolorante, touca para luzes (comprada em perfumarias), agulha de crochê fina, cumbuca de plástico e pincel de coloração.
Deixe os fios bem secos. Se os cabelos não forem lisos, faça uma escova. Isso vai ajuda-lo na hora em que tiver que puxar as mechas. Fure a touca nos locais que estarão indicados, de acordo com a quantia de mechas que vai clarear, distribuindo os furos uniformemente. Penteie o cabelo como sempre e coloque a touca. Com a ajuda da agulha, comece a puxar as mechas, começando pela frente do topo da cabeça. Depois, penteie as mechas, dividindo-as em quatro partes. Prepare o descolorante na cumbuca, sendo duas medidas de pó para uma de água oxigenada. Deixe a mistura pastosa. Aplique a mistura sobre o fio com um pincel. Espalhe bem até que toda a cobertura fique uniforme. Observe o processo de descoloração, verificando se já chegou ao tom que deseja. Nunca deixe por mais de quarenta minutos. A seguir, retire a mistura com água morna e xampu, sem retirar a touca. Após o enxágue, aplique um hidratante de ação profunda. Enxágue o cabelo novamente e finalize com um hidratante sem enxágue.
Após as luzes, procure hidratar o seu cabelo constantemente. Isso fará com que os nutrientes tirados do cabelo após a descoloração sejam repostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário